Base para flâmula estilo tear

Olá pessoas! Terminei agora a pouco de participar da Live com Convidada do @arte.em.si.atelie, da queridíssima Si! E vocês sabem que quando acontece live lá, eu ensino a fazer uma peça com os fio que estou acostumada e a Si faz a peça com fio de malha, assim mesmo. Na base da loucura!

Para facilitar a dinâmica da live fiz uma peça menor que a peça referência, mas não se aflijam que aqui vai a receita da base da flâmula referência. Essa lindona aí, toda trançada em azul e rosa. Tô passando só a receita da base para você ficar livre para fazer o trançado que preferir na trama e criar uma peça só sua. Os detalhes de como decorar sua flâmula, você encontra na live.

Vamos lá, minha gente!

Para tecer essa peça usei barbante nº6 e agulha 3,5mm.

Comece com 38 corr.

1ª carr: pa na 8ª corr a partir da agulha, [2 corr, pule 2 corr da base, 1 pa na 3ª corr]. Repita as instruções entre colchetes até chegar ao final do cordão de correntinhas. (Você deve ficar com 11 quadradinhos, um ao lado do outro)

2ª carr: 5 corr, 1 pa sobre o penúltimo pa da carr anterior, [2 corr, pule 2 corr da base, 1 pa sobre o pa da carr anterior]. Repita as instruções entre [ ] até o final da carreira, onde o pa será feito sobre a 3ª corr do último quadrado.

Repita a 2ª carreira até que a peça tenha a altura desejada, ou, para que fique quadrado, até um total de 11 carreiras.

12ª carr: 1 corr para subir, [1 pb sobre o pa da carr anterior, 1 pb no espaço com 2 corr], repita as instruções entre colchetes por toda a carreira, terminando com 1 pb sobre a 3ª corr do último quadrado.

13ª carr: 1 corr para subir, pb sobre pb prendendo o palito (como se fosse fio conduzido) por toda a carr.

14ª carr: 1 corr para subir, 1 pb sobre o 1º pb, 45 corr, 1 pb sobre o último pb.

Corte o fio e arremate as sobras de fios! E pronto! Agora é só decorar como quiser! Abaixo você encontra algumas sugestões, mas o legal é ficar livre para decorar como preferir.

Fez essa flâmula bem lindona? Não esquece de marcar @sinistrices e #fizumasinistrices que vou adorar ver. Essa é uma receita gratuita disponibilizada por Thainá Menezes de Melo, do Ateliê de Sinistrices e sua venda não é permitida. No entanto, você está livre para vender as peças que fizer a partir desta receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *